segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DICIONÁRIO DE MODA!!

Quem nunca ficou boiando em algumas entrevistas com estilistas e profissionais de moda devido a digamos assim...termos técnicos por eles mencinados..eu jáhhh!!
é o momento de ficarmos experts no assunto!! dei uma passeada pelo google e achei em alguns sites o dicionário de moda...vamos lá!!


BOYISH - Diga: bóiish
Em inglês, significa 'ameninado', ou seja, que tem elementos masculinos. Bons exemplos: coletes, gravatas, camisetas larguinhas, etc. Use peças boyish com outras mais femininas.


CROPPED - Diga: cróped
Na fotografia, o termo inglês diz respeito ao ato de cortar uma imagem ou diminuí-la. Na moda, virou sinônimo de top ou calça curta (cerca de 20 cm abaixo dos joelhos), como se alguém tivesse 'cortado' a peça. Baixinhas, atenção: esta moda achata a silhueta.


NUDE - Diga: núd
Palavra inglesa que significa 'nu, despido'. O termo designa tons que se assemelham ao da pele, como bege, areia e rosa-claro. Vale usar um look inteiro em nude ou, para criar um contraste, combinar a tendência com preto ou azul-marinho.


PÍTON (PYTHON) - Diga: páiton
Algumas pessoas, mais apegadas a estrangeirismos, preferem a versão em inglês da palavra. Mas píton e python significam a mesma coisa: uma espécie de cobra. Acessórios de píton vão bem com roupas básicas ou coloridas – mas não estampadas.


CANDY COLORS - Diga: quêndi cólors
Literalmente: 'cores de doces'. Imagine um pote cheio de jujubas ou balas de goma. Vê os diferentes tons correspondentes a cada sabor? Pois estas são as candy colors. Tons alegres, porém suaves, de rosa, verde, coral, azul, amarelo, etc. Una-os a cores claras, para um visual leve e bem verão.Acessórios de píton vão bem com roupas básicas ou coloridas – mas não estampadas.


CHANEL - Diga: Chanél
Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971) ou Coco Chanel, foi a estilista francesa que revolucionou a moda feminina a partir dos anos 20. Quando as mulheres ainda vestiam espartilhos, ela ousou com vestidos amplos e elementos masculinos (o cardigã). O colar de pérolas, o tailleur e o 'pretinho básico' são alguns dos seus símbolos de elegância.


COCKTAIL DRESS - Diga: côctel dres
Moda nos anos 50, o vestido coquetel é aquele modelo na altura dos joelhos (um pouco acima ou abaixo, dependendo do comprimento das suas pernas), de tecido mais refinado. Pode ser usado em festas de manhã ou à tarde, jantares e, claro, coquetéis!


DENIM - Diga: dênim
O alemão Levi Strauss, inventor do jeans, exportava da cidade francesa Nîme o tecido para fabricar suas calças. Por isso, deu-se ao material o nome denim (de Nîme). Ou seja, é um sinônimo de jeans.


VINTAGE - Diga: víntadge
Em inglês, vint quer dizer 'vinho' e age, 'idade'. Refere-se ao melhor de uma década, dos anos 20 aos 90. Pode-se dizer que uma peça é vintage ou que tal pessoa tem um estilo vintage. A roupa não precisa ser Necessariamente antiga, só parecer de outra década. Use-a com algo moderna para não se assemelhar a uma viajante do tempo!

ÉTNICO: termo para se referir a roupas típicas de uma região ou país.

DEGAGÊ: tipo de gola solta e afastada do pescoço.

FUSEAU: é uma calça muito justa que possui alças em sua parte inferior para o encaixe dos pés.

FOLK: estilo de roupas inspirado nas tradições folclóricas de determinadas regiões ou povos.

HABILLÉ: é um tipo de vestido elegante para ocasiões que pedem um traje à rigor. Porém, este pode ser curto.

JAQUETA PERFECTO: a famosa jaqueta de couro preto com zíper.

OVERSIZED: termo para peças (ex. calças) ou acessórios (ex. óculos) de tamanho grande.

PATCHWORK: peça feita artesanalmente com pedaços de tecidos costurados um ao outro formando o item.

PELERINE: peça estilo capa curta que cobre a parte superior dos braços e ombros.

PRÊT-À-PORTER: significa pronto para vestir. São as roupas compradas prontas.

RETRÔ: termo usado para peças novas com estilo antigo.

USED: beneficiamento que deixa o tecido com cara de usado.

ZUAVE: calça com corte reto e franzido na parte inferior.

CURRENT FASHION: Moda atual.

GILET: Coletes curtos, abertos ou não.

OUT OF FASHION: Fora de moda

HI-LÔ: o luxuoso e caro misturado com o simples e barato.

COOL: misturar o esporte e casual.

ALFAIATARIA: São peças produzidas com cortes masculino e sob medida, como paletós, calças, coletes e outros.

ANKLE BOOTS: Modelo de botas que tomou conta do inverno 2007. Pode ser de cano curto (vai até abaixo da linha média da canela) ou sem cano (alcança o tornozelo). Os materiais variam entre camurça, couro e verniz.

BAGGY: Modelo de calça larga nos quadris e justa nas pernas. Foi hit nos anos 1980.

BANDAGEM: Semelhante a ataduras, esse tecido de algodão é leve, vazado, de aspecto rústico e creponado.

BLUSÊ: Efeito de costura que se pode criar numa blusa ou num vestido. A parte de cima da peça é mais larga, terminando mais justa e ligeiramente franzida na cintura.

BOTONÊ: Tecido que remete ao côco ralado (pequenas fibras enroladas)

DRY FIT: Tecido feito com poliamida e elastano, que proporciona um caimento seco (dry fit).

DEVORÊ: Produzido com fios celulósicos e de fibras sintéticas.

DÉLAVE: Palavra francesa que em português se pronuncia "delavê", usada para definir o aspecto desbotado de um tecido depois de algumas lavagens especiais. Desbotar o jeans já era feito desde os anos 1960, com o movimento hippie. Mas o primeiro brim délavé só começou a ser comercializado no Brasil pelas butiques e grandes lojas no início dos anos 1970.

Off-WHITE: Espécie de "branco sujo", o tom é um meio-termo entre o branco puro e o gelo.

JACQUARD: é o nome dado a padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo (no caso de jersey simples, chama-se entarcia).

COOL: Descontraído, despojado.

BOHO: É a revisão do clássico look rippie, é o mix de vários estilo, como romãntico, étnico, vintage, campestre, rústico e outros...

LADYLIKE: É um estilo de se vestir bem feminino, com peças fluidas, cintura marcada, deixando a mulher com ar refinado e clássico.

STREETWEAR: é a moda da rua, literalmente, a street wear vai na direção contrária do visual arrumadinho, certinho. As roupas são largas, descombinadas, descomplicadas.

DESTROYED: Puído,delavé.

PIED DE POULE: Trata-se de um tecido com uma padronagem ou estampa, xadrezinha geralmente em duas cores, cujo formato lembra um pé de galinha. construído com ligação em sarja, geralmente em lã.


Nenhum comentário: